fbpx

Fusão da Navegistic Manaus e Navalshore Amazônia cria super feira

Por SMMMEM - https://www.simmmem.org.br/fusao-da-navegistic-manaus-e-navalshore-amazonia-cria-super-feira/

24 de setembro de 20235 0
Dando um passo importante para a atratividade dentro da cadeia produtiva do setor náutico, as duas principais feiras do segmento logístico fluvial, Navegistic Manaus e Navalshore Amazônia, se unem para realizar seus eventos de forma conjunta no próximo ano. Com o objetivo de compartilhar essa iniciativa e convidar mais empresas do setor a se associarem.

O diretor da Navegistic, Wilson David Semeghini, ressaltou a importância da fusão para o segmento naval. Ele também destacou sobre o investimento dentro desse mercado. “A fusão entre Navegistic Manaus e Navalshore Amazônia é de grande importância para os setores representados que compõem o evento, pois elimina a concorrência direta, permitindo uma colaboração mais eficaz e uma oferta conjunta de serviços. A combinação dessas duas feiras líderes em uma única criará uma plataforma mais ampla e diversificada para exibir produtos, tecnologias e serviços relacionados à indústria, além de garantir oportunidades excepcionais para estabelecer conexões comerciais sólidas, interagir com líderes do setor e explorar possíveis parcerias”, disse.

Com a fusão surgiu ao perceber a necessidade e vantagens de consolidar os recursos por meio da criação de uma oferta conjunta mais sólida para os clientes. “Tudo isso pode atrair um público mais amplo e diversificado, aumentando a visibilidade e a participação no evento. Vimos que a fusão das feiras pode criar cooperação entre os setores representados, o que pode resultar em oportunidades comerciais e colaborações mais sólidas entre as empresas participantes”, explicou

Semeghini.

Ao unir-se, a parceria traz avanços e fortalece o mercado. “Em uma única feira, evitamos competir diretamente, o que nos leva a uma maior colaboração e concentração de esforços na melhoria da qualidade e da experiência oferecida aos expositores. Quanto às expectativas e planos, incluem o crescimento na participação, melhorias na qualidade do evento e o estabelecimento de colaborações estratégicas com outras empresas, associações ou instituições para enriquecer a oferta da feira”.

Para os representantes das feiras, a fusão representa um marco no setor de feiras e congressos.

Com foco no desenvolvimento setorial, a Navegistic Manaus e Navalshore Amazônia atrai profissionais influentes e com alto poder de decisão, que durante os três dias do evento buscam informações e networking nos diferentes nichos da indústria intermodal, logística fluvial, náuticos e agronegócios.

 

Marcos Godoy, diretor da Navalshore

O diretor da Navegistic, Wilson David Semeghini, comemora sucesso
Feiras movimentaram mercado local

Em maio, Manaus recebeu a primeira edição das feiras da indústria naval Navalshore Amazônia e a Navegistic Manaus. As feiras sobre logística fluvial e negócios marítimos, reuniram várias empresas nacionais e internacionais.

A feira internacional Navegistic Manaus sobre logística fluvial ocorreu entre os dias 16 a 18 de maio de 2023, no Centro de Convenções Studio 5, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial I, Zona Sul de Manaus.

A experiência buscou criar vínculos entre organizações, pessoas e profissionais, para a geração de negócios, progresso e desenvolvimento por meio de ferramentas de networking. A cadeia produtiva do setor naval, seja quem trabalha em área portuária, nas embarcações ou estaleiros foram o público alvo. O evento contou com palestras de representantes de diversas organizações.

Já a “Navalshore Amazônia”, ocorreu entre os dias 24 e 26 de maio de 2023, no Vasco Vasques. A feira e a conferência já acontecem tradicionalmente no Rio de Janeiro desde 2004.

Destinada à indústria naval fluvial, a feira reuniu fabricantes de motores, equipamentos de comunicação e estaleiro. Empresas de navegação, estaleiros e fornecedores de navipeças também estavam presentes. Durante a feira, foram realizadas conferências e palestras.

Potencial de mercado

Na ocasião, Marcos Godoy, diretor da Navalshore e da Revista Portos e Navios, destacou que a dinâmica logística própria da região e a importância do rio como principal via de transporte impulsionaram a criação de um evento específico para a Amazônia.

“A região amazônica tem uma dinâmica de logística própria. Pela característica de o rio ser a principal estrada, a demanda por meios de transportes flutuantes é perene. Isso é histórico e proporcionou o desenvolvimento de uma indústria fluvial poderosa, para atender tanto o transporte de passageiros como de cargas”, disse à reportagem do Jornal do Commercio na época.

Apesar do setor naval já estar estabelecido na região, existem desafios e demandas que precisam ser discutidos. Com o desenvolvimento do Arco Norte e o contínuo crescimento do transporte na região, há uma demanda crescente por soluções logísticas e investimentos nos estaleiros para aumentar a produtividade de forma sustentável. Nesse contexto, a Navalshore desempenha um papel fundamental.

“A Navalshore atua justamente nesse cenário, buscando impulsionar o crescimento dos estaleiros, melhorar a produtividade e garantir soluções logísticas alinhadas com as necessidades do setor. Com o evento, temos a oportunidade de reunir os principais players do mercado, compartilhar conhecimento e promover o desenvolvimento da indústria naval na Amazônia”. Salientou Godoy.

Por Andreia Leite